O Centro de Colaboração em Saúde (CCS) pretende recrutar um (1) Supervisor Distrital para Nampula.

Sobre o Projeto:

Reforçando a resposta ao HIV e TB em Moçambique

O projecto visa fortalecer a ligação entre a Comunidade e a Unidade Sanitária através de ações que contribuam para a busca de casos perdidos e o aumento da retenção dos pacientes em tratamento para a Tuberculose e HIV, contribuindo deste modo para redução do fardo da TB e HIV no país.

Objectivo do cargo:

O Supervisor Distrital é responsável pela operacionalização (em coordenação com os Serviços Distritais) das actividades ao nível distrital visando o fortalecimento das relações entre os serviços de saúde e a comunidade com a finalidade de aumentar a detenção de casos de TB e retenção de pacientes HIV positivos em tratamento através do apoio técnico-programático aos Oficiais Clínicos, Gestores de Caso, Conselheiros Leigos e as OCB.

Responsabilidades:

  • Representar o CCS a nível do Distrito;
  • Coordenara a implementação das actividades inscritas no projecto com os pontos focais distritais do HIV, TB e OCB;
  • Monitorar o trabalho desenvolvido pela rede comunitária através do suporte técnico aos Gestores de Casos, Conselheiros Leigos, Mães Mentoras e as OCB (activistas);
  • Realizar encontros semanais de coordenação com todos actores sobre sua liderança para optimizar a implementação das actividades no Distrito;
  • Monitorar semanalmente as actividades realizadas pelos actores sobre sua liderança por meio da análise dos relatórios submetidos por estes últimos;
  • Participar dos encontros mensais de discussão de dados do Distrito;
  • Elaborar e submeter relatórios mensais programáticos para os Oficiais de Programa;
  • Garantir toda logística para que os activistas de HIV e TB tenham o material necessário a implementação das actividades comunitárias;
  • Garantir o cumprimento das recomendações fornecidas na retro informação mensal pelo oficial programático provincial, respeitando os prazos para execução das mesmas;
  • Participar do comité de gestão clínica do distrito;
  • Monitorar a realização dos encontros semanais de discussão de dados nas US por si apoiadas
  • Garantir a completude e qualidade dos dados do projecto.

Requisitos básicos:

  • Técnico de Medicina Geral;
  • Mínimo de 5 anos de experiência na implementação de actividades de HIV e/ou Tuberculose;
  • Domínio das normas do programa de HIV;
  • Domínio das normas do programa de TB;
  • Domínio no uso de pacotes Microsoft
  • Saber falar e escrever português.
  • Disponível para viver no distrito e passar maior parte do tempo nas localidades.

Qualificações Adicionais:

  • Experiência em trabalhar no Serviço Nacional de Saúde é uma vantagem
  • Excelente habilidade de comunicação;
  • Capacidade de trabalhar em equipa;
  • Capacidade de liderança;
  • Ter habilidades para trabalhar de forma independente e saber ultrapassar barreiras e trabalhar sobre pressão;

Local de actividade:

O supervisor distrital irá trabalhar em 1 ou mais distritos dependendo do número de activistas alocados para implementação das actividades em cada distrito abrangido pelo projecto.

Processo de candidatura:

Os candidatos interessados deverão apresentar uma carta de apresentação juntamente com o “Curriculum Vitae” detalhando as experiências relevantes e referências que possam ser activamente consultadas, para recursoshumanos@ccsaude.org.mz indicando o nome da posição a que se candidata. Somente candidatos que reunirem os requisitos serão contactados.

DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 23 de Outubro de 2025

O CCS possui um mecanismo de denúncias em casos de fraude e corrupção, nos termos do qual os candidatos poderão accionar nos casos de verificação de situações de fraude, cobrança, assédio e corrupção por qualquer funcionário do CCS, independentemente da sua categoria profissional, a saber:

  • Linha telefónica verde – (HOT LINE), cujo número é 84-8044800;
  • Colocação de caixas de reclamação e denuncias em todos os escritórios do CCS; e
  • Email de denuncia denuncia@ccsaude.org.mz