EDITAL DO CONCURSO PARA CARGO DE VICE-REITOR PARA ÁREA ADMINISTRATIVA DA UNIVERSIDADE JOAQUIM CHISSANO (2025/2030)
A Universidade Joaquim Chissano (UJC) torna público o presente Edital do concurso de candidatura para o cargo de Vice-Reitor para a Area Administrativa da UJC para o quinquénio 2025/2030. Os candidatos a este cargo serão eleitos em sede do Conselho Universitário, nos termos do disposto na alínea d) do número 1 do artigo 46 dos Estatutos da Universidade Joaquim Chissano, e nomeados para um mandato de cinco (5) anos pelo Presidente da República de Moçambique.
- Requisitos de Candidatura
- Ser cidadão de nacionalidade moçambicana;
- Possuir o nivel académico de Doutor;
- Possuir experiência de pelo menos 10 anos como docente;
- Estar enquadrado na carreira de Docente Universitário, categoria mínima de Professor Auxiliar;
- Ser de reconhecido mérito profissional, idóneo, ter competência técnica, com capacidade de agregar e influenciar várias sensibilidades e grupos de interesses. quer de nível interno, quer de nível externo, na realização da missão e dos objectivos da instituição;
- Ser capaz de dirigir a instituição no contexto do programa de formação, investigação e extensão para o desenvolvimento de Moçambique;
- Ter um mínimo de três anos de experiência de gestão de uma Unidade Orgânica ou Serviço ou ainda de um Departamento, em qualquer instituição de Ensino Superior;
- Não estar abrangido pelas incompatibilidades estabelecidas nos termos dos Estatutos da UJC, bem como, do Estatuto Geral dos Funcionários e Agentes do Estado (EGFAE), relativos aos requisitos gerais de nomeação.
- Documentos de Candidatura
No acto de candidatura são exigidos os seguintes documentos;
- Formulário de candidatura devidamente preenchido;
- Requerimento de manifestação de interesse, devidamente reconhecido, dirigido ao Presidente do Conselho Universitário;
- Uma carta de motivação da candidatura;
- Fotocópia autenticada do Certificado de habilitações literárias (ou Certificado de equivalências no caso de o candidato ter-se formado no estrangeiro).
- Diploma de provimento de nomeação definitiva ou termo de início de funções ou certidão de contagem de tempo de serviço;
- Fotocópia autenticada do Bilhete de Identidade;
- Certificado de Registo Criminal;
- Certidão de aptidão fisica;
- Declaração sob compromisso de honra de nunca ter sido expulso do Aparelho do Estado;
- Comprovativo de enquadramento na Carreira de Docente Universitário;
- Curriculum Vitae actualizado, detalhado e devidamente assinado;
- Uma fotografia tipo-passe colorida;
- Outros documentos comprovativos das habilitações profissionais e de gestão.
- Prazo e Local de Submissão de Candidaturas
- As candidaturas devem ser submetidas em formato fisico ou electrónico, pelo candidato ou interposta pessoa, na língua portuguesa, até ao dia 27 de junho de 2025, tendo em conta o cronograma de actividades abaixo;
- Para a obtenção do formulário de candidatura e dos demais documentos de apoio (Estatutos da UJC. Código de Conduta do Candidato ao Cargo de Vice-Reitor para Área Administrativa da UJC e Plano Estratégico da UJC), bem como para informações adicionais, por favor, envie um email para o seguinte endereço electrónico:comissaoeleitoral@ujc.ac.mz com o assunto: “Solicitação de formulário e documentos de apoio para a candidatura ao cargo de Vice-Reitor para Area Administrativa da UJC”.
- A responsável pela recepção das candidaturas pode ser contactada pelo seguinte número de telefone: +258 850781666 (Ana da Costa).
- Disposições finais
Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão Eleitoral Independente e pelo Conselho Universitário, com suporte no Regulamento do Processo de Eleição do Reitor e Vice-Reitores da UJC e nos Estatutos da UJC.
Maputo, aos 12 de Junho de 2025
Processo de candidatura
As candidaturas deverão ser submetidas, em formato fisico, no intervalo das 8h30 às 15h30, no Campus do JAT, localizado na Rua dos Desportistas, Nº 833, Prédio JAT V-1, 2º andar; ou em formato electrónico, para o seguinte email: comissaoeleitoral@ujc.ac.mz.