O Núcleo das Associações Femininas da Zambézia – NAFEZA, organização não-governamental Moçambicana, sem fins lucrativos, que apoia o sector da Saúde, implementando o programa RISEOVC na Zambézia em parceria com a JHPIEGO, procura profissionais para o provimento das vagas para Assistentes Distritais de Saúde e Gestão de Caso, baseados nos distritos de: Mocuba (01), Maganja da Costa (01), Lugela (01), Mocubela (01) e Pebane (01).

  1. Objetivos da função:

Supervisar a implementação do programa “OVC RISE” ao nível distrital, de modo a garantir o rastreio, identificação de crianças e adolescentes órfãos e vulneráveis, promover ligação efetiva entre a Comunidade e unidades sanitárias para a oferta de serviços de saúde abrangentes, incluindo SSR, ATS, C&T e suporte social.

  1. Principais tarefas
  • Promover a colaboração e coordenação com os SDSMAS, unidades sanitárias, parceiro clínico e as comunidades para melhor implementação das intervenções comunitárias eficazes focadas no rastreio, identificação, promoção da oferta de serviços comunitários e clínicos, incluindo os pacotes de C&T de HIV, SSR e cuidados pós violência;
  • Em coordenação com outros intervenientes ao nível distrital, planificar e apoiar tecnicamente a implementação das actividades de ligação US-Comunidade;
  • Recrutar e treinar os Supervisores de campo, facilitadores de Ligação e Gestores de caso; supervisionar e dar apoio técnico aos Supervisores de campo, facilitadores de ligação, e  Gestores de casos, através de supervisão técnica permanente;
  • Apoiar e fortalecer a ligação dos serviços comunitários com os serviços clínicos, tais como ATS, SSR e C&T de HIV;
  • Apoiar na implementação de um sistema de referência e contra-referência eficaz da comunidade para as unidades sanitárias e vice-versa;
  • Apoiar na melhoria de qualidade dos registos nas fontes primárias, elaboração dos resumos mensais e relatórios narrativos periódicos;
  • Ter conhecimento dos indicadores do programa COV;
  • Participar activamente na monitoria dos principais indicadores do programa OVC;
  • Em coordenação com o Assistente Distrital de M&A, planificar e realizar encontros mensais de validação de dados de nível distrital;
  • Coordenar as visitas de supervisão ao campo com doadores e outras equipas;
  • Documentar as melhores práticas e histórias de sucesso baseadas em evidências;
  • Participar de quaisquer outras actividades, conforme necessário ou conforme designado pelo supervisor.

    3. Requisitos

  • Formação técnica em Saúde será uma vantagem (Enf Geral, SMI, TMG) e áreas afins;
  • Experiência de trabalho no sector saúde, com enfoque nos programas relacionados com crianças órfas e Vulneráveis, DREAMS, serviços TARV, etc.;
  • Pelo menos 3 a 5 anos de experiência em projetos comunitários ou intervenções em programas de resposta ao HIV/SIDA;
  • Capacidade comprovada de coordenação com SDSMAS, parceiro clínico, comunidades e outras partes interessadas;
  • Experiência de trabalho em programas financiados por doadores internacionais (PEPFAR/USAID/CDC), será um privilégio;
  • Familiaridade com as plataformas informáticas e OVC, DHS2, DLT, Excel, PP, Outlook, etc;
  • Conhecimento da realidade local e ter vivido e trabalhado nos distritos da província da Zambézia;
  • Falar as línguas locais (Chuabo, Lomwe, Manhaua) será uma vantagem.

CANDIDATE-SE:

Os/as candidatos/as interessados/as devem submeter:

Curriculum Vitae, Copia do Bilhete de Identidade, uma carta de manifestação de interesse dirigida para Directora, Certificado de habilitações literárias, carta de referência.

NB: Encoraja-se a candidaturas de sexo feminino para o efeito.

Os documentos devem ser submetidos físicos no escritório do NAFEZA – Cidade de Quelimane –

Zambézia, cita na Av. Heróis de Libertação Nacional, nº 884, 1º andar de 15 a 20 de Agosto 2025.

Somente os candidatos selecionados/as para entrevista serão contactados.

Quelimane aos 15 de Agosto de 2025