O Núcleo das Associações Femininas da Zambézia – NAFEZA, organização não-governamental Moçambicana, sem fins lucrativos, que apoia o sector da Saúde, implementando o programa RISEOVC na Zambézia em parceria com a JHPIEGO, procura profissionais para o provimento das vagas para Assistentes Distritais de Saúde e Gestão de Caso, baseados nos distritos de: Mocuba (01), Maganja da Costa (01), Lugela (01), Mocubela (01) e Pebane (01).
- Objetivos da função:
Supervisar a implementação do programa “OVC RISE” ao nível distrital, de modo a garantir o rastreio, identificação de crianças e adolescentes órfãos e vulneráveis, promover ligação efetiva entre a Comunidade e unidades sanitárias para a oferta de serviços de saúde abrangentes, incluindo SSR, ATS, C&T e suporte social.
- Principais tarefas
- Promover a colaboração e coordenação com os SDSMAS, unidades sanitárias, parceiro clínico e as comunidades para melhor implementação das intervenções comunitárias eficazes focadas no rastreio, identificação, promoção da oferta de serviços comunitários e clínicos, incluindo os pacotes de C&T de HIV, SSR e cuidados pós violência;
- Em coordenação com outros intervenientes ao nível distrital, planificar e apoiar tecnicamente a implementação das actividades de ligação US-Comunidade;
- Recrutar e treinar os Supervisores de campo, facilitadores de Ligação e Gestores de caso; supervisionar e dar apoio técnico aos Supervisores de campo, facilitadores de ligação, e Gestores de casos, através de supervisão técnica permanente;
- Apoiar e fortalecer a ligação dos serviços comunitários com os serviços clínicos, tais como ATS, SSR e C&T de HIV;
- Apoiar na implementação de um sistema de referência e contra-referência eficaz da comunidade para as unidades sanitárias e vice-versa;
- Apoiar na melhoria de qualidade dos registos nas fontes primárias, elaboração dos resumos mensais e relatórios narrativos periódicos;
- Ter conhecimento dos indicadores do programa COV;
- Participar activamente na monitoria dos principais indicadores do programa OVC;
- Em coordenação com o Assistente Distrital de M&A, planificar e realizar encontros mensais de validação de dados de nível distrital;
- Coordenar as visitas de supervisão ao campo com doadores e outras equipas;
- Documentar as melhores práticas e histórias de sucesso baseadas em evidências;
- Participar de quaisquer outras actividades, conforme necessário ou conforme designado pelo supervisor.
3. Requisitos
- Formação técnica em Saúde será uma vantagem (Enf Geral, SMI, TMG) e áreas afins;
- Experiência de trabalho no sector saúde, com enfoque nos programas relacionados com crianças órfas e Vulneráveis, DREAMS, serviços TARV, etc.;
- Pelo menos 3 a 5 anos de experiência em projetos comunitários ou intervenções em programas de resposta ao HIV/SIDA;
- Capacidade comprovada de coordenação com SDSMAS, parceiro clínico, comunidades e outras partes interessadas;
- Experiência de trabalho em programas financiados por doadores internacionais (PEPFAR/USAID/CDC), será um privilégio;
- Familiaridade com as plataformas informáticas e OVC, DHS2, DLT, Excel, PP, Outlook, etc;
- Conhecimento da realidade local e ter vivido e trabalhado nos distritos da província da Zambézia;
- Falar as línguas locais (Chuabo, Lomwe, Manhaua) será uma vantagem.
CANDIDATE-SE:
Os/as candidatos/as interessados/as devem submeter:
Curriculum Vitae, Copia do Bilhete de Identidade, uma carta de manifestação de interesse dirigida para Directora, Certificado de habilitações literárias, carta de referência.
NB: Encoraja-se a candidaturas de sexo feminino para o efeito.
Os documentos devem ser submetidos físicos no escritório do NAFEZA – Cidade de Quelimane –
Zambézia, cita na Av. Heróis de Libertação Nacional, nº 884, 1º andar de 15 a 20 de Agosto 2025.
Somente os candidatos selecionados/as para entrevista serão contactados.
Quelimane aos 15 de Agosto de 2025