O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil  é uma associação moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.

No âmbito da implementação do Projecto de Governação Local de Terras e Recursos Naturais, cujo objectivo é contribuir para a boa governança da terra, através da prevenção de conflitos e da melhoria dos meios de subsistência das comunidades na província do Niassa, o CESC está a recrutar um(a) Oficial Administrativo(a) & Financeiro(a), baseado em Niassa – Lichinga.

Abaixo, é apresentado o escopo da função e os requisitos que o (a) candidato (a) deve reunir para o adequado exercício da mesma.

1. Missão

O/A Oficial Administrativo(a) & Financeiro(a) tem a missão de apoiar a gestão financeira e contabilística da organização através da manutenção de registos financeiros precisos, facilitação de processos contábeis eficazes e produção de relatórios analíticos, contribuindo para tomada de decisões informadas e no planeamento e execução de recursos financeiros da organização com a integridade, eficiência e transparência. O Oficial Financeiro actua como um elo fundamental entre as áreas financeiras e operacionais, focando na execução, optimização de recursos e na sustentação da saúde financeira dos programas da organização.

2. Responsabilidades e Tarefas

O/A Oficial Administrativo(a) & Financeiro(a) será responsável pelas seguintes tarefas:

  • Verificar e classificar as despesas de acordo com o plano de contas;
  • Imprimir o diário de lançamento mensal para todos projectos do CESC;
  • Reconciliar mensalmente as contas Devedores/Credores e Adiantamentos aos colaboradores;
  • Notificar mensalmente aos devedores/credores para regularização das dividas;
  • Verificar, organizar e arquivar físico e eletronicamente os processos e registos financeiros e contabilísticos dos projectos;
  • Auxiliar os gestores de projectos na preparação de orçamentos anuais e na manutenção de previsões financeiras mensais, monitorando as variações entre o orçamento e as despesas reais dos projectos;
  • Acompanhar e analisar as despesas dos projectos, identificando áreas onde é possível optimizar gastos;
  • Preparar e disponibilizar os documentos necessários para processos de auditoria;
  • Agir conforme as políticas e procedimentos internos, normas e leis aplicáveis bem como adesão às políticas/ procedimentos e requisitos do Doador da Organização;
  • Realizar outras tarefas relacionadas a sua função e capacidades sempre que solicitado pelo seu supervisor.

3. Requisitos Profissionais

3.1 Habilitações Académicas

  • Licenciatura nas áreas de Contabilidade e Auditoria, Finanças, Gestão Financeira ou áreas afins.

3.2 Conhecimentos Técnico-Profissionais

  • Conhecimentos sólidos de operações Financeiras;
  • Conhecimentos sólidos de Tesouraria e Contabilidade;
  • Conhecimentos sólidos de Orçamentação e controlo orçamental;
  • Bons conhecimentos das normas administrativas e financeiras dos doadores;
  • Bom conhecimento do estado de desenvolvimento e do contexto social do País em geral;
  • Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc);
  • Experiência na utilização de   software de contabilidade em especial PHC;
  • Fluência na língua portuguesa, tanto escrito como falado e bons conhecimentos da língua inglesa (intermédio).

3.3 Competências de Gestão e Comportamentais

O/A Oficial Administrativo(a) e Financeiro(a) deverá possuir um nível elevado de proficiência nas seguintes competências comportamentais:

3.3.1 Competências Comportamentais

  • Integridade e Transparência;
  • Orientação para resultados;
  • Relacionamento Interpessoal;
  • Observância de Normas e Procedimentos.

3.4 Tempo de Experiência

A função requer uma experiência profissional mínima de 3 anos em funções similares, de preferência em Organizações não Governamentais.

3.5 Expectativa Salarial

O (a) candidato (a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.

4. Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade

  • Novembro de 2025

5. Documentação a submeter pelo candidato

  • Curriculum Vitae (CV) actualizado em português (incluindo referências);
  • Carta de Motivação da candidatura;
  • Cópia do Certificado de Habilitações;
  • Cópia de outros certificados de formação profissional relevantes para a vaga.

COMO CANDIDATAR-SE:

Link para candidatura: https://app.whirelab.com/vacancy/68f9f36c38bc831bb5d5c575

Whirelab

Nota: Serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Niassa. Encorajamos fortemente a candidatura de mulheres e estamos comprometidos com a igualdade de oportunidades em todas as nossas práticas de recrutamento.

Aviso

O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.

Para denuncias aceda ao portal https://denuncia.cescmoz.org