O CESC – Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil é uma associação moçambicana, sem fins lucrativos, que tem como missão Fortalecer a capacidade de participação activa do cidadão e das Organizações da Sociedade Civil nos processos de desenvolvimento socioeconómico e político, investindo na promoção de ferramentas e facilitação de engajamento cívico, na partilha de aprendizagem, monitoria e advocacia em prol de políticas e serviços públicos que respondem as necessidades dos cidadãos.
No âmbito da implementação do Projecto de Governação Local de Terras e Recursos Naturais, cujo objectivo é contribuir para a boa governança da terra, através da prevenção de conflitos e da melhoria dos meios de subsistência das comunidades na província do Niassa, o CESC está a recrutar um(a) Oficial Administrativo(a) & Financeiro(a), baseado em Niassa – Lichinga.
Abaixo, é apresentado o escopo da função e os requisitos que o (a) candidato (a) deve reunir para o adequado exercício da mesma.
1. Missão
O/A Oficial Administrativo(a) & Financeiro(a) tem a missão de apoiar a gestão financeira e contabilística da organização através da manutenção de registos financeiros precisos, facilitação de processos contábeis eficazes e produção de relatórios analíticos, contribuindo para tomada de decisões informadas e no planeamento e execução de recursos financeiros da organização com a integridade, eficiência e transparência. O Oficial Financeiro actua como um elo fundamental entre as áreas financeiras e operacionais, focando na execução, optimização de recursos e na sustentação da saúde financeira dos programas da organização.
2. Responsabilidades e Tarefas
O/A Oficial Administrativo(a) & Financeiro(a) será responsável pelas seguintes tarefas:
- Verificar e classificar as despesas de acordo com o plano de contas;
- Imprimir o diário de lançamento mensal para todos projectos do CESC;
- Reconciliar mensalmente as contas Devedores/Credores e Adiantamentos aos colaboradores;
- Notificar mensalmente aos devedores/credores para regularização das dividas;
- Verificar, organizar e arquivar físico e eletronicamente os processos e registos financeiros e contabilísticos dos projectos;
- Auxiliar os gestores de projectos na preparação de orçamentos anuais e na manutenção de previsões financeiras mensais, monitorando as variações entre o orçamento e as despesas reais dos projectos;
- Acompanhar e analisar as despesas dos projectos, identificando áreas onde é possível optimizar gastos;
- Preparar e disponibilizar os documentos necessários para processos de auditoria;
- Agir conforme as políticas e procedimentos internos, normas e leis aplicáveis bem como adesão às políticas/ procedimentos e requisitos do Doador da Organização;
- Realizar outras tarefas relacionadas a sua função e capacidades sempre que solicitado pelo seu supervisor.
3. Requisitos Profissionais
3.1 Habilitações Académicas
- Licenciatura nas áreas de Contabilidade e Auditoria, Finanças, Gestão Financeira ou áreas afins.
3.2 Conhecimentos Técnico-Profissionais
- Conhecimentos sólidos de operações Financeiras;
- Conhecimentos sólidos de Tesouraria e Contabilidade;
- Conhecimentos sólidos de Orçamentação e controlo orçamental;
- Bons conhecimentos das normas administrativas e financeiras dos doadores;
- Bom conhecimento do estado de desenvolvimento e do contexto social do País em geral;
- Sólidos conhecimentos de ferramentas informáticas (MS Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, etc);
- Experiência na utilização de software de contabilidade em especial PHC;
- Fluência na língua portuguesa, tanto escrito como falado e bons conhecimentos da língua inglesa (intermédio).
3.3 Competências de Gestão e Comportamentais
O/A Oficial Administrativo(a) e Financeiro(a) deverá possuir um nível elevado de proficiência nas seguintes competências comportamentais:
3.3.1 Competências Comportamentais
- Integridade e Transparência;
- Orientação para resultados;
- Relacionamento Interpessoal;
- Observância de Normas e Procedimentos.
3.4 Tempo de Experiência
A função requer uma experiência profissional mínima de 3 anos em funções similares, de preferência em Organizações não Governamentais.
3.5 Expectativa Salarial
O (a) candidato (a) deve identificar o intervalo de expectativa salarial.
4. Estimativa de Calendário de Inicio de Actividade
- Novembro de 2025
5. Documentação a submeter pelo candidato
- Curriculum Vitae (CV) actualizado em português (incluindo referências);
- Carta de Motivação da candidatura;
- Cópia do Certificado de Habilitações;
- Cópia de outros certificados de formação profissional relevantes para a vaga.
COMO CANDIDATAR-SE:
Link para candidatura: https://app.whirelab.com/vacancy/68f9f36c38bc831bb5d5c575
Nota: Serão seleccionados preferencialmente os candidatos residentes em Niassa. Encorajamos fortemente a candidatura de mulheres e estamos comprometidos com a igualdade de oportunidades em todas as nossas práticas de recrutamento.
Aviso
O CESC não recorre aos serviços de terceiros para proceder o recrutamento de candidatos a emprego e muito menos, procede qualquer tipo de cobrança aos candidatos.
Para denuncias aceda ao portal https://denuncia.cescmoz.org