A ADPP Moçambique (Associação de Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo) pretende recrutar um/a (1) candidato/a com experiência comprovada para exercer as funções de Oficial de Agronegócio no Projecto AgroVida baseado na Província de Cabo Delgado.
Sobre a ADPP
A ADPP Moçambique é uma associação não-governamental moçambicana criada em 1982, que trabalha nas áreas de educação de qualidade, saúde, bem-estar, ambiente, agricultura sustentável e venda de roupa usada. No centro da missão da ADPP está a promoção do desenvolvimento social e económico das pessoas mais vulneráveis da sociedade, com especial atenção às crianças, órfãos, mulheres e raparigas. Todos os programas da ADPP utilizam uma abordagem holística e inclusiva que coloca as pessoas no centro do seu próprio desenvolvimento.
Para mais informações sobre o trabalho e programas da ADPP, consulte o site da ADPP e o Facebook e leia o nosso último relatório anual.
Sobre a Posição
A ADPP procura um competente e experiente Oficial de Agronegócio. O/A Oficial de Agronegócio será responsável por projetar e fornecer serviços de suporte empresarial personalizados para pequenos produtores e pescadores. O objetivo é capacitar os beneficiários com conhecimento prático e habilidades para iniciar, gerenciar e expandir pequenos negócios, melhorar a tomada de decisões financeiras e aumentar a renda das famílias. O/A Oficial de Agronegócio vai acompanhar as iniciativas dos produtores e pescadores, garantindo a ligação em negócios com os actores locais, públicos e privados e facilitando a coordenação com outros parceiros no mesmo sector ou área geográfica com destaque a GAPI. O Oficial de Agronegócio irá também suportar os diferentes projectos da ADPP nas áreas de competência especificas, contribuindo ao alcance dos resultados previstos, Através de práticas inovadoras, engajamento comunitário e apoio constante, eles ajudam a criar oportunidades de crescimento sustentáveis e inclusivas.
Tarefas
As tarefas do Oficial de Agronegócio incluem, mas não estão limitadas a:
- Projetar e ministrar módulos abrangentes de treinamento em negócios e aceso ao mercado;
- Adaptar os materiais de treinamento aos níveis de alfabetização e às necessidades específicas dos beneficiários;
- Utilizar métodos participativos para envolver os participantes e aprimorar os resultados de aprendizagem;
- Facilitar treinamento em pacotes de agronegócio aos líderes distritais, instrutores de produção e campeões verdes e dar suporte técnica aos produtores /pescador emergentes e wopolas;
- Analisar e actualizar a ADPP, através de notas informativas periódicas, sobre as oportunidades para o agronegócio e para o desenvolvimento das cadeias de valor, especialmente na área de intervenção do projecto, evidenciando também os desafios existentes e sugerido como ultrapassá-los;
- Desenvolver materiais de formação de fácil utilização, incluindo manuais e ajudas visuais;
- Incorporar exemplos locais e estudos de caso para contextualizar a aprendizagem;
- Incluir tópicos como orçamentação, poupança, empreendedorismo, contabilidade e acesso aos mercados;
- Garantir o acompanhamento e a correta execução das iniciativas financiadas pela o projecto, supervisionando, em coordenação com os responsáveis pela execução, a execução técnica das mesmas, através da compilação de relatórios periódicos;
- Oferecer acompanhamento individual aos participantes durante e após as sessões de treinamento;
- Identificar e abordar lacunas de conhecimento ou habilidades através de suporte personalizado;
- Contribuir para o seguimento do plano de crescimento dos beneficiários orientados ao negócio;
- Colaborar com a equipe do projeto e líderes comunitários para garantir a implementação tranquila dos treinamentos e coaching;
- Preencher os modelos de recolha de dados e do desempenho dos emergentes, clubes dos produtores em agronegócios e manter uma base de dados actualizada;
- Submeter relatórios semanais e mensais de progresso, incluindo alcançados, desafios e histórias de sucesso;
- Contribuir para as avaliações finais do projeto fornecendo informações sobre os resultados do apoio técnica dado e recomendações.
Requisitos
- Licenciatura em Economia e/ou Gestão, Economia Agrária, Agronegócio ou áreas afins;
- Fluente na língua Portuguesa e Inglesa falada e escrito, Emakua será vantagem;
- Experiência profissional em programas de desenvolvimento comunitário na área de agronegócio;
- Experiência relevante de mais de três (3) anos no sector agrário;
- Experiência de trabalho com populações deslocadas e comunidades anfitriãs é uma grande vantagem.
Exigências
- Curriculum Vitae;
- Carta de Manifestação de Interesse.
Nota: Somente os candidatos pré-seleccionados serão contactados.
Localização: Província de Cabo Delgado
Data de início: Imediatamente
COMO CANDIDATAR-SE
Para candidatar-se, aceda ao link: