O Núcleo das Associações Femininas da Zambézia – NAFEZA, organização não-governamental Moçambicana, sem fins lucrativos, que apoia o sector da Saúde, implementando o programa OVC na Zambézia em parceria com a JHPIEGO, procura profissionais para o provimento de uma vaga de Oficial Provincial de Saúde e Gestão de Caso, baseado no distritos de Mocuba na Província da Zambézia.

  1. Objetivo da função:

Supervisar a implementação do programa “OVC RISE” de modo a garantir o rastreio, identificação de crianças e adolescentes órfãos e vulneráveis, promover ligação efetiva entre a Comunidade e unidades sanitárias para a oferta de serviços de saúde abrangentes, incluindo SSR, ATS, C&T e suporte social.

  1. Principais tarefas
  • Promover a colaboração e coordenação com as SPS, DPS, SDSMAS, unidades sanitárias, parceiro clínico e as comunidades para melhor implementação das intervenções comunitárias eficazes focadas no rastreio, identificação, promoção da oferta de serviços comunitários e clínicos, incluindo os pacotes de C&T de HIV, SSR e cuidados pós violência;
  • Em coordenação com outros intervenientes de nível provincial, planificar e apoiar tecnicamente a implementação das actividades de ligação US-Comunidade;
  • Treinar os Assistentes de Saúde e Gestão de Caso e Supervisores de Campo;
  • Supervisar e dar apoio técnico aos Assistentes de Saúde e Gestão de caso, Supervisores de campo, facilitadores de ligação e Gestores de caso através de supervisão técnica permanente;
  • Apoiar e fortalecer a ligação dos serviços comunitários com os serviços clínicos, tais como ATS, SSR e C&T de HIV;
  • Apoiar na implementação de um sistema de referência e contra-referência eficaz da comunidade para as unidades sanitárias e vice-versa;
  • Apoiar na melhoria de qualidade dos registos nas fontes primárias, elaboração dos resumos mensais e relatórios narrativos periódicos;
  • Ter conhecimento e participar activamente na monitoria dos principais indicadores do programa OVC;
  • Em coordenação com o Oficial Provincial de M&A, planificar e realizar encontros mensais de validação de dados de nível provincial;
  • Coordenar as visitas de supervisão ao campo com doadores e outras equipas;
  • Documentar as melhores práticas e histórias de sucesso baseadas em evidências;
  • Participar de quaisquer outras actividades, conforme necessário ou conforme designado pelo supervisor.
  1. Requisitos
  • Formação de nível superior em saúde, Ciências Sociais, Desenvolvimento Comunitário ou outra área com relevante ligacao a intervençoes clinico-comunitárias;
  • Experiência de trabalho no sector saúde, com enfoque nos programas relacionados com
  • crianças órfas e Vulneráveis, DREAMS, serviços TARV, etc.;
  • Formação técnica em Saúde será uma vantagem (Enf Geral, SMI, TMG);
  • Pelo menos 3 a 5 anos de experiência em projetos comunitários ou intervenções em
  • programas de resposta ao HIV/SIDA;
  • Capacidade comprovada de coordenação com os SPS, DPS, SDSMAS, parceiro clínico,
  • comunidades e outras partes interessadas;
  • Experiência de trabalho em programas financiados por doadores internacionais
  • (PEPFAR/USAID/CDC), será um privilégio;
  • Familiaridade com as plataformas informáticas e OVC, DHS2, DLT, Excel, PP, Outlook, etc;
  • Conhecimento da realidade local e ter vivido e trabalhado nos distritos da província da
  • Zambézia;
  • Falar as línguas locais (Chuabo, Lomwe, Manhaua) será uma vantagem.

CANDIDATE-SE:

Os/as candidatos/as interessados/as devem submeter

Curriculum Vitae, Cópia do Bilhete de Identidade, uma carta de manifestação de interesse dirigida para Directora do NAFEZA, Certificado de habilitações literárias, carta de referência.

NB: Encoraja-se a candidaturas de sexo feminino para o efeito.

Somente os candidatos selecionados/as para entrevista serão contactados.

Os documentos devem ser submetidos físicos no escritório do NAFEZA – Cidade de Quelimane – Zambézia, cita na Av. Heróis de Libertação Nacional, nº 884, 1º andar de 15 a 20 de Agosto 2025.

Quelimane aos 15 de Agosto de 2025