O Núcleo das Associações Femininas da Zambézia – NAFEZA, organização não-governamental Moçambicana, sem fins lucrativos, que apoia o sector da Saúde, implementando o programa OVC na Zambézia em parceria com a JHPIEGO, procura profissionais para o provimento de uma vaga de Oficial Provincial de Saúde e Gestão de Caso, baseado no distritos de Mocuba na Província da Zambézia.
- Objetivo da função:
Supervisar a implementação do programa “OVC RISE” de modo a garantir o rastreio, identificação de crianças e adolescentes órfãos e vulneráveis, promover ligação efetiva entre a Comunidade e unidades sanitárias para a oferta de serviços de saúde abrangentes, incluindo SSR, ATS, C&T e suporte social.
- Principais tarefas
- Promover a colaboração e coordenação com as SPS, DPS, SDSMAS, unidades sanitárias, parceiro clínico e as comunidades para melhor implementação das intervenções comunitárias eficazes focadas no rastreio, identificação, promoção da oferta de serviços comunitários e clínicos, incluindo os pacotes de C&T de HIV, SSR e cuidados pós violência;
- Em coordenação com outros intervenientes de nível provincial, planificar e apoiar tecnicamente a implementação das actividades de ligação US-Comunidade;
- Treinar os Assistentes de Saúde e Gestão de Caso e Supervisores de Campo;
- Supervisar e dar apoio técnico aos Assistentes de Saúde e Gestão de caso, Supervisores de campo, facilitadores de ligação e Gestores de caso através de supervisão técnica permanente;
- Apoiar e fortalecer a ligação dos serviços comunitários com os serviços clínicos, tais como ATS, SSR e C&T de HIV;
- Apoiar na implementação de um sistema de referência e contra-referência eficaz da comunidade para as unidades sanitárias e vice-versa;
- Apoiar na melhoria de qualidade dos registos nas fontes primárias, elaboração dos resumos mensais e relatórios narrativos periódicos;
- Ter conhecimento e participar activamente na monitoria dos principais indicadores do programa OVC;
- Em coordenação com o Oficial Provincial de M&A, planificar e realizar encontros mensais de validação de dados de nível provincial;
- Coordenar as visitas de supervisão ao campo com doadores e outras equipas;
- Documentar as melhores práticas e histórias de sucesso baseadas em evidências;
- Participar de quaisquer outras actividades, conforme necessário ou conforme designado pelo supervisor.
- Requisitos
- Formação de nível superior em saúde, Ciências Sociais, Desenvolvimento Comunitário ou outra área com relevante ligacao a intervençoes clinico-comunitárias;
- Experiência de trabalho no sector saúde, com enfoque nos programas relacionados com
- crianças órfas e Vulneráveis, DREAMS, serviços TARV, etc.;
- Formação técnica em Saúde será uma vantagem (Enf Geral, SMI, TMG);
- Pelo menos 3 a 5 anos de experiência em projetos comunitários ou intervenções em
- programas de resposta ao HIV/SIDA;
- Capacidade comprovada de coordenação com os SPS, DPS, SDSMAS, parceiro clínico,
- comunidades e outras partes interessadas;
- Experiência de trabalho em programas financiados por doadores internacionais
- (PEPFAR/USAID/CDC), será um privilégio;
- Familiaridade com as plataformas informáticas e OVC, DHS2, DLT, Excel, PP, Outlook, etc;
- Conhecimento da realidade local e ter vivido e trabalhado nos distritos da província da
- Zambézia;
- Falar as línguas locais (Chuabo, Lomwe, Manhaua) será uma vantagem.
CANDIDATE-SE:
Os/as candidatos/as interessados/as devem submeter
Curriculum Vitae, Cópia do Bilhete de Identidade, uma carta de manifestação de interesse dirigida para Directora do NAFEZA, Certificado de habilitações literárias, carta de referência.
NB: Encoraja-se a candidaturas de sexo feminino para o efeito.
Somente os candidatos selecionados/as para entrevista serão contactados.
Os documentos devem ser submetidos físicos no escritório do NAFEZA – Cidade de Quelimane – Zambézia, cita na Av. Heróis de Libertação Nacional, nº 884, 1º andar de 15 a 20 de Agosto 2025.
Quelimane aos 15 de Agosto de 2025