O Centro de Colaboração em Saúde (CCS), no âmbito da implementação das atividades do projeto UNOPS “Apoio à Prestação de Serviços Vitais nas Unidades Sanitárias e na Comunidade em Moçambique”, financiado pela Stop TB / UNOPS, em Maputo e nas províncias de Sofala e Zambézia, pretende contratar um Oficial Regional de Farmácia, por um período de 9 meses, com término a 30 de Setembro de 2026.
Subordinação:
- Responde directamente ao Coordenador Provincial do CCS da Província onde está alocado, mas deve coordenar todas as suas actividades com a Assessora de Farmácia do CCS.
- O oficial regional serve de suporte técnico profissional e logístico à província onde está alocado assim como a outras províncias da região conforme necessidade.
- Suas actividades devem estar sempre em estrita coordenação com os depósitos províncias de medicamentos (DPM) da região onde está alocado.
Funções:
- Apoiar na Elaboração das requisições dos DPMs para o nível central. Este processo deve respeitar os procedimentos estabelecidos pela MISAU em termos de quantificação das necessidades.
- Assegurar, com os chefes dos DPMs da região alocado, a correcta comunicação com a CMAM para assegurar a correcta logística dos medicamentos, meios de diagnósticos e outros artigos médicos.
- Colaborar na realização do plano de distribuição periódico e assegurar a entrega atempada de medicamentos às USs. Apoiar também na prevenção de rupturas de stock, expirados e acumulados, mantendo os níveis adequados de stock nos armazéns.
- Sempre que necessário e quando justificado, aconselhar a redistribuição de medicamentos dentro da província ou entre províncias. Assegurar que o processo de distribuição de medicamentos respeite os critérios relativos aos níveis de prescrição.
- Garantir o funcionamento das rotas de apoio logístico de medicamentos em implementação na província.
- Apoiar na elaboração de relatórios periódicos com dados estatísticos e análise de todo o ciclo de gestão do medicamento com vista a intervir aonde necessário para o melhoramento do aprovisionamento na província. Estes relatórios devem ser submetidos ao escritório central.
- Apoiar na garantia do funcionamento e integridade dos dados do Sistema Informatizado de Gestão de Medicamentos (nSIMAM) a nível dos DPMs, DDMs e USs.
- Integrar as equipes de supervisão às US, tanto do CCS como das direcções provinciais.
- Apoiar na formação contínua e em Trabalho ao pessoal da Farmácia, bem como na formação e correcta integração de novos profissionais de saúde ao nível dos centros de Formação na província.
- Apoiar a província no cumprimento de boas práticas de armazém, de gestão e controlo em todos os pontos de distribuição de medicamentos, meios de diagnóstico e outros artigos médicos.
- Partilhar o plano de actividades mensal com Coordenador Provincial do CCS.
- Colaborar com toda equipe de CCS por forma a coordenar actividades.
- Recolher informação necessária, com base nos instrumentos internos de CCS e do MISAU, para análise de dados para reporte ao doador.
- Elaborar relatórios técnicos mensais, tanto para o CCS assim como para as instituições do Governo quando solicitado.
- Executar todas as outras tarefas que lhe forem incumbidas.
Qualificações:
- Técnico ou Licenciado em Farmácia;
- Mínimo 4 anos de experiência na gestão farmacêutica, dos quais 3 trabalhando no sector público;
- Conhecimentos sólidos nas áreas de Tuberculose e HIV;
- Ter domínio do Manual de Procedimentos de Gestão de Medicamentos e Artigos Médicos aprovado pelo MISAU;
- Conhecimento sólido do sistema informático nSIMAM e iDMED;
- Conhecimentos sólidos em informática’
- Capacidade de comunicação e trabalho em equipe’
- Fluente em português.
Processo de candidatura:
Os candidatos interessados deverão apresentar uma carta de apresentação juntamente com o “Curriculum Vitae” detalhando as experiências relevantes e referências que possam ser activamente consultadas, para recursoshumanos@ccsaude.org.mz indicando o nome da posição a que se candidata. Somente candidatos que reunirem os requisitos serão contactados.
DATA LIMITE DE CANDIDATURA: 5 de Janeiro de 2026.
O CCS possui um mecanismo de denúncias em casos de fraude e corrupção, nos termos do qual os candidatos poderão accionar nos casos de verificação de situações de fraude, cobrança, assédio e corrupção por qualquer funcionário do CCS, independentemente da sua categoria profissional, a saber:
- Linha telefónica verde – (HOT LINE), cujo número é 84-8044800;
- Colocação de caixas de reclamação e denuncias em todos os escritórios do CCS; e
- Email de denuncia denuncia@ccsaude.org.mz