TERMOS DE REFERÊNCIA

EMOSE- EMPRESA MOÇAMBICANA DE SEGUROS, S.A.

Pretende admitir para o seu quadro de pessoal um (1) Técnico de Compliance no âmbito do cumprimento das exigências regulatórias vigentes e visando reforçar a governação corporativa, a gestão de riscos e a cultura de integridade. Este profissional será responsável por assegurar o cumprimento das normas legais, regulamentares e internas, promovendo a ética, a transparência e a conformidade organizacional.

Requisitos Exigidos:

  • Licenciatura em Direito, Administração, Auditoria, Finanças, Economia ou áreas afins;
  • Especialização ou certificação em Compliance, Governança Corporativa ou Gestão de Riscos (preferencial);
  • Experiência mínima de 5 anos em funções de compliance, auditoria ou risco, preferencialmente no sector de seguros ou financeiro;
  • Conhecimento das normas locais e internacionais de compliance, incluindo, entre outras;
  • Experiência em formação de equipas;
  • Capacidade analítica, atenção ao detalhe e sentido ético;
  • Domínio das ferramentas informáticas e de sistemas de gestão de sinistros;
  • Boa capacidade de comunicação oral e escrita, orientado para resultados e relacionamento interpessoal e trabalho em equipa; e
  • Fluente em língua inglesa (oral e escrita).

Principais Responsabilidades

  • Elaborar, rever e actualizar políticas e procedimentos internos de compliance;
  • Realizar auditorias internas e avaliações periódicas aos controlos de compliance em uso na empresa, visando a mitigação de riscos identificados;
  • Monitorar alterações na legislação aplicável ao sector de seguros;
  • Garantir o cumprimento das normas e orientações da entidade reguladora (ex.: ISSM, GIFiM);
  • Investigar e reportar potenciais violações éticas ou legais;
  • Desenvolver e ministrar acções de formação;
  • Elaborar relatórios de conformidade para a Administração e órgãos externos;
  • Apoiar na prevenção e mitigação de práticas ilícitas.
  • Realizar auditorias aos controlos internos em uso na empresa, de forma;
  • Manter comunicação efectiva com os órgãos reguladores.

Principais Entregáveis:

  • Relatórios mensais de conformidade;
  • Plano anual de compliance;
  • Registo de treinamentos realizados;
  • Mapeamento de riscos regulatórios;
  • Relatórios de auditorias aos controlos de compliance e respectivos planos de mitigação de riscos.

COMO CANDIDATAR-SE:

As respostas a este anúncio deverão ser entregues na Sede da EMOSE, sita na Av. 25 de Setembro, N.º 1383, 3º Andar, porta 308, acompanhadas de documento de Identificação, Carta de Apresentação, Curriculum Vitae e Certificado de habilitações literárias e outros certificados, cartas de recomendação e a identificação clara no envelope que contem a documentação, do nome e a vaga que esta a concorrer ou por email recrutamento@emose.co.mz

Prazo de submissão das candidaturas: 31 de Outubro de 2025. Encoraja-se candidaturas femininas.

Oferecemos

  1. Remuneração compatível com a função
  2. Ambiente de trabalho colaborativo e dinâmico
  3. Contrato de 12 meses, renovável mediante avaliação de desempenho